A importação de produtos perecíveis, principalmente alimentos, é um dos setores mais fortes no Brasil e tem crescido cada vez mais. No conteúdo de hoje, explicaremos um pouco como funciona a importação de produtos atomatados no Brasil.
O que são produtos atomatados?
Os produtos atomatados são produtos perecíveis feitos primariamente de tomate, como tomates pelados, molhos, polpas, passatas e extratos de tomate.
Esses itens são convenientes e práticos para o dia a dia do consumidor, pois são produtos práticos e fáceis de utilizar. Não à toa estão na mesa do brasileiro quase todos os dias e em várias refeições.
Além disso, a maioria desses produtos atomatados preservam o sabor e as propriedades da matéria-prima, no caso, o próprio tomate.
A produção agrícola local e a necessidade de importação
Apesar de ser um grande produtor agrícola, o Brasil também é um grande consumidor de produtos atomatados, principalmente pela praticidade e variedade desses alimentos.
No entanto, a produção local de tomates in natura não comporta a demanda interna da população e, por isso, a importação de atomatados é necessária para suprir as necessidades locais.
Somente em 2023, o Brasil importou mais de 130 mil toneladas de produtos atomatados, com origem de países como Chile, Itália e China, que se destacam pela produção em grande escala e competitividade de mercado.
Logo, percebe-se que a demanda local precisa ser suprida com o apoio da importação desses produtos, e, como se tratam de produtos perecíveis, esse processo requer cuidados específicos no momento da importação.
O que é necessário para a importação de produtos atomatados no Brasil?
Como falamos, por se tratar de alimentos perecíveis, a importação de produtos atomatados exige regras e procedimentos específicos que devem ser seguidos.
Primeiramente, o importador precisa verificar toda a regulamentação acerca da importação desse produto, que está disposta na legislação local.
Em seguida, o importador também precisa verificar quais as licenças que devem ser emitidas pelos órgãos reguladores.
Órgãos reguladores ativos no processo de importação de produtos atomatados
No Brasil, a ANVISA é a agência reguladora que supervisiona o que são alimentos e produtos alimentícios e controla todas as importações alimentícias no Brasil.
Ainda, a ANVISA também é o órgão responsável por fiscalizar e garantir a qualidade e procedência dessas mercadorias importadas, bem como fornecer a Licença de Importação (LI) para que o importador possa seguir com a operação.
Processo de importação de produtos atomatados
Após obter as licenças necessárias, também é importante que o produto importado cumpra os requisitos legais de embalagem, rotulagem e normas sanitárias.
Depois, o importador precisa saber que, desde o momento em que a mercadoria sai do país de origem até chegar ao país destinatário, ela precisa ser transportada e armazenada de forma adequada.
Esses cuidados têm o objetivo de manter a qualidade e segurança do produto no transporte e armazenamento até o destino final.
No caso dos produtos atomatados, por exemplo, é imprescindível que a temperatura e embalagem sejam analisadas e mantidas da forma correta em todo o processo.
Logo, os produtos perecíveis exigem diversos cuidados e, a depender do produto importado, você precisará de uma licença ou autorização específica. Entenda mais sobre os cuidados na importação de alimentos perecíveis neste link.
Qual o papel do Sourcing na importação de produtos atomatados?
Se você é um empresário interessado em ingressar nesse mercado, é importante que você conheça cada detalhe do processo de importação, além dos custos dessa operação.
Da mesma forma, dado o fato de que os produtos atomatados como molhos de tomate, polpas e extratos são alimentos perecíveis e precisam de cuidados específicos e padrão de qualidade exigidos pela legislação local, você deve ter os fornecedores certos e confiáveis.
Assim, para te ajudar nesse processo do início ao fim, é fundamental que você utilize soluções de Sourcing.
A análise minuciosa de fornecedores, custos, concorrentes, processo de logística, transporte e armazenamento é muito mais fácil e menos burocrática quando você tem uma empresa importadora especialista em Sourcing.
Conte com a experiência de mercado da Komport
Com experiência de praticamente duas décadas no comércio exterior, a Komport oferece uma assessoria completa e especializada com as melhores estratégias de Sourcing para que o seu processo de importação seja feito da melhor forma possível.
Portanto, contate a nossa equipe pelo WhatsApp (48) 99932-8206 ou pelo nosso site e encontre as melhores soluções para o seu processo de importação!
<< Voltar