Blog

Sourcing (massas)

A presença das massas na alimentação do brasileiro é tão relevante que o Brasil é o 4º país que mais consome massas no mundo inteiro. Logo, esse é um segmento muito forte e com diversas oportunidades no país, principalmente no ramo de importação. Por isso, hoje vamos falar sobre como funciona a importação de massas no Brasil.

 

O consumo de massas no Brasil e no mundo

 

Dentre os países que mais consomem massas no mundo, não é surpresa que a Itália esteja no topo do ranking, seguida de países como China, Estados Unidos e Brasil. 

 

Nesse sentido, o macarrão está entre os 10 produtos mais consumidos no Brasil, presente em pelo menos 98% dos lares brasileiros, com destaque para a população de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Ou seja, o consumo local de massas é expressivo, e isso contribui para que o mercado de importação desse produto tenha destaque no comércio nacional.

 

Produção de massas no Brasil

 

Somente no ano de 2023, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) registrou uma movimentação de mais de R$ 70 bilhões de reais no setor de biscoitos e massas no Brasil.

 

Ainda, dados da Abimapi mostram que nos anos de 2022 e 2023 o Brasil foi responsável pela produção de mais de 1,2 milhão de toneladas de massas alimentícias.

 

No entanto, mesmo com a produção local em grande escala, a demanda constante da população não consegue ser suprida. Por isso, é necessário investir na importação de massas para o Brasil. 

 

Importação de massas alimentícias para o território brasileiro

 

Conforme dados analisados acima, podemos observar um enorme potencial nesse setor alimentício no Brasil.

 

Além do alto consumo de massas por parte do brasileiros, só no ano de 2023, especificamente a categoria de massas alimentícias registrou mais de R$ 13 bilhões de reais em faturamento, o que torna esse mercado extremamente promissor.

 

Ademais, é válido destacar que, por ser um produto acessível para grande parte da população, a importação de massas alimentícias atende vários públicos com poderes aquisitivos diversos, o que aumenta as oportunidades de mercado.

 

Como funciona a importação de massas no Brasil?

 

Assim como outras operações de comércio exterior, a importação de massas no Brasil requer o cumprimento de etapas regulatórias e operacionais.

 

Antes de tudo, o importador precisa ter ciência de todas as regulamentações fiscais e aduaneiras, bem como as normas de saúde e segurança alimentar para a importação desse tipo de produto.

 

Ou seja, não é necessário ter somente bons fornecedores, mas saber como funciona cada etapa da operação. 

 

Passo a passo da importação de massas

 

Em relação à parte burocrática do processo, um dos primeiros pontos a ser verificado é o registro do importador junto à Receita Federal e a classificação fiscal do produto de acordo com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). 

 

Após, o importador precisará avaliar toda a regulamentação a ser seguida e quais licenças e autorizações serão necessárias. Depois, deverá cumprir as exigências sanitárias e as determinações dos órgãos brasileiros de fiscalização.

 

Por exemplo, um dos principais órgãos presentes nessa operação é a ANVISA, responsável por controlar e supervisionar a produção e entrada de alimentos importados no Brasil. 

 

Logo, a ANVISA fará o controle sanitário desses produtos e emitirá as autorizações e licenças necessárias (Licença de Importação) para que as massas adentrem em território brasileiro.

 

Depois, o importador precisará ter a documentação necessária para o transporte dos produtos. Após a chegada ao Brasil, será realizado o desembaraço aduaneiro da mercadoria, que envolve a inspeção dos produtos e o pagamento de tributos.

 

Em seguida, haverá o armazenamento e distribuição das mercadorias, processo de etiquetagem e rotulagem e, por fim, a checagem do cumprimento de todas as normas e fiscalizações necessárias à importação das massas.

 

Como ter boas estratégias de Sourcing para a importação de massas?

 

O Sourcing nada mais é do que um conjunto de estratégias comerciais adotadas pelas empresas importadoras nas operações de comércio exterior.

 

Desde a análise dos fornecedores internacionais, custos, logística, transporte, pesquisa e análise do produto, a estratégia de Sourcing envolve uma construção coesa das etapas de importação do início ao fim.

 

Logo, ter uma assessoria especializada em Sourcing ajudará você, importador, a importar de forma segura e confiável. 

 

Diante disso, conte com uma empresa que tem experiência no ramo. A Komport possui vasta expertise nas operações de comércio exterior e pode te ajudar em todo esse processo. 

 

Por fim, se você ainda tem dúvidas sobre qualquer processo referente ao comércio exterior, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (048) 99932-8206 e converse com um de nossos especialistas.

<< Voltar
WhatsApp Fale conosco