Conduzir um negócio que precise de importações da China é um desafio dos grandes. O feriado do Ano Novo Chinês é o principal deles e transforma a rotina dos chineses de tal maneira que pode afetar significativamente as suas importações.
Quem já está neste ramo há mais tempo e cuida dos trâmites das importações das mercadorias sabe que esse feriado, que pode durar até 15 dias oficialmente, paralisa as fábricas, portos, embarcações, e sem o planejamento certo pode acarretar prejuízos.
Em 2022, inicia-se no dia 20 de janeiro e vai até meados de fevereiro. O planejamento e a antecipação das atividades de negociação são primordiais para que não haja queda em seu faturamento e os produtos cheguem sem complicações.
O Ano Novo Chinês é o feriado mais célebre na China, podendo durar de uma a duas semanas e paralisa todo o país e as atividades das fábricas são interrompidas.
Neste período, os pedidos normalmente são embarcados cerca de 45 dias depois da solicitação. Com isso, não apenas as fábricas diminuem o ritmo, mas também os portos, rodoviárias e as atividades de exportação.
Os navios ficam estacionados nos portos devido ao “blank sailing”, ou seja, as viagens são canceladas, o que diminui a oferta e o preço do frete de mercadorias acaba ficando onerado.
E ainda existem as “emendas de feriado”! Exatamente, os chineses também têm esse hábito! A pausa para o trabalhador chinês, pode ser dada antes ou depois do Ano Novo Chinês. Ficando a critério dos acordos entre patrão e funcionários. Há casos em que a fábrica fica praticamente um mês inteiro sem novas negociações e pedidos com os clientes.
Separamos 6 pontos que devem ser levado em consideração neste período:
Antes de tudo, antecipe as encomendas de mercadorias organizando um planejamento. Leve em consideração quais produtos e fornecedores estarão nas negociações. Planejar é a base de tudo!
Suas finanças devem ter atenção redobrada dentro deste planejamento, fazendo o controle de caixa e pesquisando os melhores preços de fretes e outros gastos.
Comece antes! O ideal é que no mês de outubro você alinhe as datas do booking com o seu agente de carga.
Com o feriado se aproximando as fábricas costumam diminuir a produção quase pela metade. Com isso, calcule bem o seu volume de mercadorias, para não ficar com o estoque descoberto.
Muitos produtos ficam parados nos portos e outras áreas neste período. Procure contratar armazéns para estocagem em contêineres da sua mercadoria.
Não deixe de inspecionar minuciosamente as cargas antes da viagem. Alguns fornecedores chineses podem deixar pedidos estocados de maneira incorreta, o que gera a possibilidade de quebrar, avariar de alguma forma.
O ano de 2022 só vai começar para as exportações efetivamente no final de fevereiro/início de março. Até lá, importadores devem estar atentos aos seus estoques e prever um aumento de preço para os produtos.
Mas não desanime. Afinal, com a informação e organização ficará mais fácil organizar um calendário de importação e exportação apropriado no Ano Novo Chinês e seu estoque de produtos estará abastecido, sofrendo o menor impacto nesse feriado.
Precisando de ajuda para importar o seu produto? Conte com a Komport! Há 17 anos no mercado, auxiliamos negócios a evitar perda de capital decorrente de erros de processo.
Fale conosco agora e utilize a eficiência operacional de nossa equipe ao seu favor.
<< Voltar