Blog

Agente de cargas e despachante aduaneiro: qual a diferença?

No comércio exterior, há muitos profissionais especializados em operações de logística quando falamos em importação e exportação.

 

Assim, para que esses processos ocorram de forma segura e adequada seguindo a legislação vigente e os prazos estipulados, é imprescindível a presença desses profissionais qualificados e capacitados para realizar esse controle. Dentre os diversos profissionais do comércio exterior, estão o agente de cargas e o despachante aduaneiro.

 

Esses dois profissionais garantem a segurança e o cumprimento da legislação em todo o processo de importação e exportação em todos os meios de transporte (marítimo, aéreo e rodoviário).

 

O que faz um agente de cargas?

 

O agente de cargas é um prestador de serviços responsável por trazer soluções específicas e personalizadas para o transporte das cargas em qualquer um dos modais. O agente também indica qual o meio de transporte é mais viável e planeja a rota com os melhores valores de frete.

 

Além disso, o profissional também possui o encargo de cuidar de toda a documentação do embarque internacional de cargas e supervisiona todo o processo para garantir que tudo seja transportado e entregue de acordo com as condições estipuladas. 

 

Basicamente, o agente de cargas atua como intermediário no trâmite do processo de importação ou exportação na área de frete internacional e garante que a mercadoria percorra um trajeto seguro até a sua chegada ao destino final.

 

Esse profissional busca o melhor custo e redução de tempo na operação logística, realiza um estudo sobre a viabilidade de todo o processo, cuida de todos os documentos e da parte física do processo logístico e soluciona imprevistos que aparecem no meio do percurso no que diz respeito ao transporte.

 

O que faz um despachante aduaneiro?

 

Apenas a título informativo, o despacho aduaneiro é um procedimento pelo qual as mercadorias importadas e a documentação da importação passam por um processo de verificação e exatidão dos dados declarados pelo importador. Ou seja, todos os produtos importados devem se submeter ao despacho aduaneiro, e sua realização é baseada em uma declaração apresentada diretamente à unidade aduaneira.

 

Dito isso, o despachante aduaneiro é um profissional que possui autonomia concedida pelo importador ou exportador para trabalhar a seu serviço e deve, obrigatoriamente, ser habilitado na Receita Federal Brasileira para que possa atuar nesta função.

 

O despachante aduaneiro é o responsável pelos procedimentos legais e administrativos das mercadorias que entram ou saem dos portos, aeroportos e pontos de fronteira brasileiro, e também é o profissional que analisa e corrige  os documentos que envolvem a operação e cuida dos processos fiscais de todas as operações de importação e exportação.

 

A contratação desses profissionais é de suma importância para a sua empresa, pois melhora todos os processos e reduz os custos e o tempo da operação. Se você precisa da ajuda de um agente de cargas ou um despachante aduaneiro, fale com a Komport! Oferecemos assessoria personalizada com profissionais competentes e especialistas em Comércio Exterior.

<< Voltar
WhatsApp Fale conosco