Os canais dos portos de Itajaí e Navegantes do litoral norte de Santa Catarina estão com a passagem de navios bloqueada desde quarta-feira (04/05) por tempo indefinido.
O principal motivo para o bloqueio é a presença de um navio de carga que está atracado devido às fortes correntezas no oceano, impedido de se deslocar para desbloquear a passagem de outros transportadores.
Esse transtorno ocorreu em razão das mudanças climáticas ocorridas na estação outonal no sul do Brasil. Com a influência de um ciclone extratropical no oceano, os navios de carga têm dificuldades de navegação marítima, e essa interrupção temporária tem gerado diversos prejuízos para o mercado importador.
A Defesa Civil do Estado de Navegantes informou que o ciclone extratropical mantém a ocorrência de rajadas fortes de vento da direção sudoeste e sul entre 55km/h e 70 km/h, influenciando o tempo no litoral catarinense. Por enquanto, as ocorrências relacionadas aos ventos na cidade são moderadas.
Com o deslocamento do ciclone para o oceano, o vento forte resulta na agitação do mar, o que pode causar ondas de 2 a 3 metros, alcançando até 3,5 metros de altura.
Uma equipe especializada tentou realizar o transporte do navio atracado para a empresa Portonave, porém não havia espaço suficiente para recebê-lo no local. Até o momento não se sabe a dimensão dos prejuízos causados.
<< Voltar