O que você precisa saber antes de exportar?
Saiba tudo que sua empresa precisa fazer para vender do Brasil para outros países
O interesse pela exportação tem atraído cada vez mais empresários brasileiros por ser um poderoso recurso estratégico para o desenvolvimento de negócios através do acesso a novos mercados.
Com a globalização o processo de exportação foi flexibilizado, viabilizando operações mesmo para micro e pequenas empresas em diferentes nações.
A seguir apresentamos o passo a passo sobre o que você precisa saber antes de exportar. Confira!
Habilite-se no RADAR Siscomex
O passo inicial para uma empresa começar a exportar se dá com a habilitação no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) junto à Receita Federal Brasileira.
O processo completo para habilitação você pode conferir aqui.
Compreenda o mercado e os concorrentes no país em que fará a exportação
Antes de iniciar a exportação, planeje um período para estudar o mercado de interesse e compreender o consumo local e a legislação vigente. Optar por contratar agentes e fornecedores no país de destino costuma colaborar neste processo.
Além disso, observe qual a diferenciação do seu produto em relação ao que o mercado já oferece. Tal consulta pode ser feita via portal da Apex (Agência Brasileira de Exportações e Investimentos).
Providencie a documentação necessária
Consiste basicamente em reunir documentos relacionados à empresa exportadora e as mercadorias por ela comercializadas, sendo:
- Fatura Pro-Forma: emitida ainda no momento da negociação pelo exportador que a envia ao importador inicie o processo necessário para sua importação (pagamento, análise documentais e autorizações). Funciona como um modelo de contrato bastante frequente, o qual formaliza a negociação entre as partes, após o aceite do importador.
- Fatura Comercial: fundamental para que o importador desembarace a mercadoria. É emitida pelo exportador previamente ao embarque da carga e equivale à Nota Fiscal.
- Packing List: compreende a listagem dos volumes e respectivos conteúdos a serem exportados. O packing list é emitido pelo exportador e se faz necessário para o momento de embarque das mercadorias. É utilizado pelo importador para desembaraçar o produto no país de destino.
- Conhecimento de Embarque: documento emitido pela companhia transportadora atestando o recebimento da carga além de outras informações relacionadas ao transporte. Utilizado como recibo de mercadorias, contrato de entrega e documento de propriedade, constituindo um título de crédito.
Sua nomenclatura varia de acordo com o modal de transporte (B/L para o marítimo, AWB para o aéreo, CRT para o rodoviário e TIF para o ferroviário).
- Certificado de Origem: é providenciado pelo exportador e utilizado pelo importador para comprovar a origem da mercadoria e permitir a isenção ou redução do imposto de importação conforme acordo comercial previamente estabelecido ou conforme exigências impostas pela legislação do país de destino.
Leia também: Entenda o que é Drawback, como funciona e como pode beneficiar a sua empresa
- Apólice de Seguro de Transporte: emitido pela companhia seguradora previamente ao embarque. Dependendo do Incoterm definido no momento da negociação, caberá ao exportador providenciar a apólice.
- Registro de Exportação: providenciado pelo exportador ou representante legal. Sua finalidade é o registro da operação para controle governamental (comercial, fiscal, cambial e aduaneiro).
- Nota Fiscal: deve acompanhar a mercadoria desde a saída do estabelecimento até o momento da liberação junto à Receita Federal do Brasil antes de ser exportada.
- Comprovante de Exportação: emitido pela Receita Federal do Brasil comprovando o embarque efetivo da mercadoria. Tem força legal para fins administrativos, cambiais e fiscais.
- Contrato de Câmbio: emitido pelo banco negociador de câmbio formalizando a troca de divisa estrangeira pela nacional.
Conte com uma assessoria especializada para te auxiliar em cada etapa
Além de o nível de exigência dos compradores no exterior ser ainda maior, conforme mencionado anteriormente, é preciso também atentar-se e adequar-se às normas e procedimentos da nação importadora. Por isso, a precisão e eficiência em cada etapa é fundamental para o bom andamento do processo, garantindo a satisfação do seu cliente e a imagem positiva da sua marca no mercado global.
Para isso, a Komport te auxilia em todo o processo: desde o registro no RADAR Siscomex, pesquisa mercadológica, confecção de documentos, fechamento de câmbio afora o estudo para participação em feiras internacionais e rodadas de negócios.
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