Blog

Logística de Exportação: saiba o que é, como funciona e qual a importância para suas operações no comércio exterior

Área altamente estratégica para exportadores pode contribuir (ou prejudicar) no lucro das operações

 

Assim como no mercado doméstico, o processo logístico é crucial para que operações comerciais entre países aconteçam com sucesso. Entretanto, ao contrário de transações nacionais, o mercado global apresenta um cenário mais complexo, exigindo agilidade e assertividade ainda maiores.

Isso porque, além dos riscos no aumento de tempo com deslocamento serem mais elevados, há diversos trâmites burocráticos os quais tornam mais demorados os fluxos de operação.


Afinal, o que é a logística de exportação?

 

A logística de exportação é a área que inclui o planejamento, a operação e o controle do fluxo de mercadorias ou serviços garantindo sua entrega até o cliente final no país de destino.


Qual a importância da logística de exportação?

 

A logística de exportação é uma área fortemente estratégica para uma empresa, podendo tornar os processos mais eficientes (através da centralização e padronização das operações) e contribuindo para o fortalecimento da relação com parceiros comerciais. Por meio da logística de exportação (desde que bem planejada e executada) é possível organizar o fluxo da empresa, alcançar credibilidade no mercado e evitar perda de recursos e demais transtornos.

Leia também: Entenda o que é Drawback, como funciona e como pode beneficiar a sua empresa

Por outro lado, falhas de operação logística podem desencadear em relevantes prejuízos financeiros, desgastes na imagem da empresa perante clientes e outros stakeholders.


Como funciona a logística de exportação?


A logística de exportação abrange muito mais que somente o transporte de mercadorias.

Operar nesta área requer o conhecimento da regulamentação do país a que a carga se destina, atenção especial no controle de qualidade das embalagens utilizadas considerando a cadeia logística como um todo (desde a coleta em sua empresa até a entrega no consumidor final) e melhorias na rastreabilidade da carga (utilização de código de barras, na parte externa das embalagens, adequado aos padrões internacionais).

Leia também: Entenda o que é a OMC e qual o seu papel na regulamentação do comércio internacional


Todos os processos devem ser muitíssimo bem estruturados, proporcionando previsibilidade em cada etapa e o seu controle, fatores necessários para diminuir riscos e custos. Por este motivo e por haverem diversos envolvidos na operação (transportadoras, agentes de carga, profissionais de portos, aeroportos e zonas primárias), muitos exportadores optam em contratar trading companies para auxiliá-los nas operações.

Cabe à trading company coordenar todo o processo junto ao exportador e aos parceiros logísticos, desde o suporte na escolha do modal de transporte ideal, até o embarque e acompanhamento da entrega da carga.


Como funciona o transporte da mercadoria?


O primeiro passo é a definição do modal de transporte (escolha que deve ser tomada considerando não somente os custos de frete como o tempo de trânsito da carga, frequência de saídas, segurança do transporte e a data estimada de chegada em seu destino final).

 

Feito isso, se avança para a etapa de booking, que basicamente é a garantia de um espaço para embarque na aeronave, navio ou caminhão.

 

Tratando-se de embarque marítimo, após o booking, é preciso estar atento ao schedule do navio para saber quando o mesmo estará disponível no porto para a retirada do container que será utilizado para o carregamento da mercadoria (em caso de transporte FCL).

A agilidade nesta etapa é crucial para respeitar o deadline (prazo de entrega da mercadoria já desembaraçada em seu respectivo terminal). Pois, a perda do prazo pode acarretar no atraso de embarque, gerando custos de armazenagem, diárias com a transportadora, além de perda de credibilidade com seu cliente, insatisfação e até perda de negócios futuros.

Leia também: Seguro de carga internacional: como funciona?

Devido aos múltiplos aspectos e detalhes envolvidos em cada operação, a logística de exportação requer ações imediatas e assertivas. A Komport te ajuda nisso!

Composta por uma equipe de profissionais de diversas áreas de comércio exterior, oferecemos técnicas gerenciais eficazes possibilitando o aumento de resultados em seu negócio com redução de custos.

Apta para te auxiliar desde o registro no RADAR (habilitação necessária para operar com comércio exterior), a Komport opera também com os maiores armadores e agentes de carga do mercado, garantindo variabilidade de rotas, segurança na operação e as melhores tarifas.

Fale conosco agora mesmo e não comprometa o nome da sua marca no mercado global em decorrência de erros de processos.

<< Voltar
WhatsApp Fale conosco