Dentro do comércio exterior, o transporte marítimo é o mais econômico quando falamos em transporte de grande quantidade de cargas em longas distâncias, principalmente pela variedade de opções de rotas. Mas, assim como todo transporte, é necessário realizar o pagamento pelo deslocamento das mercadorias. Por isso, a Komport explica o que é frete marítimo internacional, tipos, taxas aplicadas, modalidades de pagamento e cotação.
Basicamente, é o valor pago pelo importador referente ao transporte de mercadorias pela via marítima. O ocean freight é o frete básico puro, sem cálculo de taxas e sobretaxas incidentes, ou seja, o valor do transporte de “porto a porto”.
Dentro da logística portuária existem vários tipos de frete marítimo, que são eles:
Contêineres cheios ou Full Container Load (FCL): o importador usa o contêiner totalmente carregado, e esse tipo de frete geralmente envolve o transporte de 20 e 40 pés de cargas secas. Aqui, o preço é estabelecido de acordo com o tipo de equipamento utilizado. Na carga FCL, também só existe um tipo de consignatário.
Contêineres parciais ou Less Container Load (LCL): o importador usa somente parte do contêiner e muitas vezes compartilha parte do contêiner com outros interessados. Ou seja, vários importadores utilizam o mesmo contêiner para o transporte de mercadorias. Na importação, esse tipo de compartilhamento de contêiner é chamado de embarque consolidado.
A modalidade de embarque consolidado funciona quando o importador não possui carga suficiente para preencher um contêiner inteiro, então vários importadores compartilham um contêiner no transporte. Isso possibilita um baixo custo de frete marítimo, mesmo que o importador não tenha um volume alto de operação – grande quantidade de cargas a serem transportadas.
Cargas fracionadas ou Break bulks: são navios específicos utilizados para transporte de cargas soltas que possuem grandes dimensões.
Em regra, o processo de frete internacional marítimo segue algumas etapas fundamentais desde a saída da mercadoria do país de origem até a chegada ao país de destino, que são elas:
Desembaraço aduaneiro de exportação: nessa etapa, a mercadoria chega até a fronteira do país exportador e é desembaraçada para então prosseguir para a próxima etapa.
Transporte das mercadorias: aqui, a carga já deixou o país de origem e é efetivamente transportada. Essa etapa engloba todo o trajeto de deslocamento da carga pós desembaraço de exportação.
Desembaraço aduaneiro de importação: após a chegada da mercadoria ao país de destino, a carga passará por um novo processo de desembaraço. Essa é a etapa em que o importador verifica se o frete internacional está em conformidade com as políticas da alfândega e as mercadorias podem ser liberadas.
Ao calcular o frete marítimo, são aplicadas taxas e sobretaxas sobre os valores finais a serem pagos. A taxa geralmente é calculada sobre a carga e leva em consideração o peso, volume e grau de periculosidade da mercadoria. Já a sobretaxa incide sobre as despesas de navegação, como combustível e porto, por exemplo.
Conheça algumas das taxas e sobretaxas que podem ser cobradas no frete marítimo internacional:
Frete básico (freight basic): será o valor cobrado sobre o peso ou volume da mercadoria e, nesse caso, sempre prevalece a melhor receita para o armador.
Taxa Ad-valorem: porcentagem sobre o valor Free on Board (FOB) da mercadoria. Essa taxa é aplicável quando o valor equivale a mais de 1000 dólares por tonelada e pode substituir o frete básico ou completar o valor.
Sobretaxa de combustível (bunker surcharge): também conhecida como Bunker Additional Fuel (BAF), essa sobretaxa é destinada a pagar os custos com combustível do transporte.
Taxa para volumes pesados (heavy lift charge): valor cobrado sobre cargas com excesso de peso, normalmente acima de 1500 kg, e que demandem condições especiais para embarque ou desembarque ou organização da mercadoria no navio.
Taxa para volumes com grandes dimensões (extra length charge): essa taxa leva em consideração o volume das cargas, aplicável a toda mercadoria que possua comprimento superior a 12 metros, independente do peso.
Sobretaxa de congestionamento (congestion surcharge): aplicada sobre o frete básico para portos onde há demora para atracação dos navios.
Fator de ajuste cambial (currency adjustment factor): também conhecida como taxa de ajuste cambial, é uma sobretaxa que cobre variações cambiais e leva em consideração o fator de correção monetária de outras moedas, como por exemplo o dólar norte-americano.
Taxas de alta temporada (PSS ou Peak Season Surcharge): tipo de sobretaxa aplicado em alta temporada, de acordo com o volume de tráfego nos portos.
Adicional de porto (minor port additional): tarifa cobrada quando a origem ou destino da mercadoria é em um porto fora da rota previamente estabelecida.
De forma resumida, há 3 tipos de modalidades de pagamento do frete internacional, que são o frete pré-pago, pagável no destino e frete a pagar.
Frete pré-pago (Freight Prepaid): o importador é quem arca com os custos de envio das mercadorias e o valor total do frete. Nessa modalidade, o frete será pago logo após o embarque e no país de origem/saída da mercadoria.
Frete pagável no destino (Freight Payable at Destination): o importador arca com os custos do envio da mercadoria e do frete, e será pago no momento de chegada ou retirada da mercadoria.
Frete a pagar (Freight Collect): frete a encargo do importador que poderá ser pago em qualquer lugar do mundo, seja no local de embarque ou no local de destino.
A cotação do frete marítimo será realizada de acordo com a origem e o destino da carga. Esse procedimento geralmente é feito pelo agente de cargas, que saberá todas informações necessárias para fazer a estimativa de valores do transporte e cotar o frete.
As rotas, tipos de mercadorias transportadas, portos e navios também influenciam na precificação do frete marítimo.
Para realizar a cotação, geralmente são analisados:
Origem e destino da carga: país de saída e país de entrada da mercadoria;
Peso e dimensões da carga: mesmo que não tenha sido definido o valor final da carga, poderá ser utilizado um valor aproximado ou igual a um outro já utilizado no passado;
Valor da carga: como por exemplo cargas de alto valor agregado;
Incoterms: os Incoterms (International Commercial Terms ou Termos Internacionais de Comércio) são essenciais para definir se o frete será pago na saída do país de origem ou na chegada ao país de destino.
Diversos outros fatores internos e externos devem ser analisados na fixação e alteração dos custos do frete marítimo, como por exemplos fatores comerciais, geográficos, legais, sociais, políticos e econômicos.
Para tirar todas as dúvidas e não errar na hora de importar, fale com quem é especialista no assunto, fale com a Komport!
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