O Brasil sempre apresentou números expressivos no que se refere ao segmento da beleza. Com cerca de 1.5 milhões de cirurgias plásticas ao ano, é o líder mundial em procedimentos estéticos e tem fama pela preocupação com a aparência física. Dessa forma, não é surpresa o mercado de importação de cosméticos ser uma grande oportunidade para os investidores.
Potencializado pela mudança de hábitos em função da pandemia do coronavírus, o interesse por produtos de cuidado pessoal passou por transformações e vem crescendo cada vez mais. Para que se tenha uma ideia, só em fevereiro deste ano o segmento exportou cerca de US$61 milhões, alcançando valor recorde desde 2014.
Apesar de marcas brasileiras terem boa aceitação no mercado nacional e internacional, a importação de cosméticos ainda ultrapassa o volume de exportação.
Diante desse cenário, separamos as principais especificações relacionadas à importação de cosméticos. As informações a seguir podem ser bem interessantes para empresas que desejam ingressar neste mercado ou potencializar ainda mais sua atuação. Confira:
Para as operações de importação, as empresas devem levar em consideração as exigências da agência responsável pelo controle, nesse caso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A legislação que fala sobre o assunto é a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 81/2008, especificamente o procedimento 5.2 da RDC. Nele, está descrito que há a necessidade da emissão da AFE (Autorização de Funcionamento) junto à Anvisa para as empresas que desejam importar produtos de higiene, cosméticos e perfumes.
Dentre as principais obrigatoriedades, devem estar em anexo algumas documentações exclusivas para a importação de cosméticos. São elas:
Após o envio, poderá ocorrer a solicitação de mais informações ou esclarecimentos sobre a documentação relacionada por parte da Anvisa. Este processo é feito para que haja o cumprimento de todas as exigências, devendo estar de acordo em até 30 dias após este contato.
Como já abordamos em outros conteúdos do blog, é de extrema importância o processo de escolha de fornecedores de qualidade. Afinal, o mercado de cosméticos exige cuidados extras com relação à integridade e qualidade dos seus produtos.
Recentemente, a Anvisa divulgou seu 1º Boletim Informativo sobre Monitoramento Pós-Mercado. Seu objetivo é informar o mercado acerca de eventos adversos, intoxicações e problemas relacionados à qualidade dos produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária.
Se tratando especificamente da cosmetovigilância, foram geradas 32 notificações de eventos adversos, sendo 31% delas voltadas para sabonetes. Portanto, é essencial contar com parceiros experientes e que prezam pela qualidade de ponta a ponta na operação para evitar problemas futuros.
Para aqueles que desejam fazer parte do mercado de importação de cosméticos, além de pensar no produto em si, é importante acompanhar as tendências do mercado, afinal os hábitos de consumo mudaram e o mercado hoje pede muito mais do que apenas produtos seguros.
Além do modelo de produção, são relevantes também os ingredientes e o posicionamento da empresa de forma sustentável. Um levantamento da Nielsen constatou que 40% dos consumidores consideram mais importante para a decisão de compra os produtos feitos com ingredientes naturais (40,2%).
Nesse mesmo estudo notou-se um aumento de popularidade entre as marcas que respeitam o meio-ambiente (17,6%), utilizam produtos em embalagens reutilizáveis (7,9%) e embalagens recicláveis (15,8%). Portanto, pode ser uma ótima oportunidade investir em uma linha de produtos naturais, sustentáveis e “ecofriendly”.
Existem selos específicos para o segmento que valem a pesquisa para aqueles que se interessam. Alguns deles são os selos leaping bunny, da Cruelty Free International, o selo Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira, o Certificado Vegano da Associação Brasileira de Veganismo e o Selo Beauty Without Bunnies, do Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais.
Se interessou pelo assunto e quer saber como ingressar neste mercado? Conte com a equipe da Komport para dar os primeiros passos no setor.
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