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Contêineres: tipos, tamanhos e diferença entre eles

Os contêineres são equipamentos semelhantes a uma grande caixa, fabricados com madeira ou metal. São muito utilizados no processo de importação e exportação e servem para armazenar, proteger e transportar a carga. Conheça um pouco mais sobre os contêineres, tipos, tamanhos e diferença entre eles.

Também conhecidos como containers ou contentores, os contêineres foram criados por Malcom McLean. McLean trabalhava com transporte marítimo e observava que os carregamentos de navios eram feitos manualmente, ou seja, pessoas levavam as mercadorias para dentro da embarcação – um processo que demorava horas ou até mesmo dias.

Assim, McLean criou os contêineres. Posteriormente, adquiriu um navio petroleiro e o adaptou para que fosse possível suportar o peso, tamanho e quantidade dos contêineres que seriam transportados.

Os primeiros contêineres eram de 33 pés e hoje possuem variações entre 20 e 40 pés. Como uma medida de pé corresponde a 12 polegadas, a conta fica assim:

Um contêiner de 20 pés possui o comprimento interno de 5,9 metros, enquanto um contêiner de 40 pés mede 12 metros.

Os contêineres seguem um padrão internacional de organização, também chamado de ISO (International Organization for Standardization ou, na tradução livre, Organização Internacional de Padronização). Essa forma de organização padroniza produtos e serviços com normas internacionais para que todos os países possam se adequar ao comércio exterior.

Prazo para devolução: free time e demurrage

É muito importante que o importador cumpra todos os prazos estipulados dentro do processo de importação, especialmente quando se trata da devolução de um contêiner.

Geralmente, quando uma mercadoria chega ao Brasil, o importador deve fazer o desembaraço da mercadoria e realizar a conferência da documentação. Nesse processo, o importador possui um prazo que varia entre 5 a 30 dias, chamado free time.

Caso esse prazo seja extrapolado, o importador pagará o demurrage, que é uma taxa aplicada em razão do descumprimento do prazo estipulado para a devolução do contêiner.

Para evitar o demurrage, é essencial que o importador fique atento ao free time  (hora da contratação do frete internacional), além de contratar uma equipe preparada para realizar operações de comércio exterior, para que o processo de nacionalização e entrega da carga seja feito dentro do prazo estabelecido para a devolução do contêiner.

Tipos e tamanhos de contêineres

Contêiner Dry Box: utilizado para transporte de cargas secas e não perecíveis, como roupas, bolsas, caixas, etc. Possui medidas de 20 e 40 pés;


Medidas 20 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
5.900 m de comprimento X 2.350 m de largura X 2.393 m de altura 6.058m de comprimento X 2.438m de largura X 2.591 m de altura 33,2 m³ 24.000 kg
Medidas 40 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
12.032 m de comprimento X 2.350 m de largura X 2.392 m de altura  12.192m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura  67,7 m³ 26.930 kg

 

Contêiner High Cube: parecido com o Dry Box, esse tipo de contêiner também é utilizado para transportar cargas secas de alto volume e baixo peso em grandes quantidades, pois possui um espaço interno e externo maior do que o Dry Box. Possui medida de 40 pés;


Medidas 40 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
12.032 mm de comprimento X 2.352 mm de largura X 2.698 mm de altura  12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.895 m de altura  76 m³ 26.330 kg

Contêiner Graneleiro Dry: com medida de 20 pés, esse tipo de contêiner é ideal para o carregamento de grãos, como arroz, milho, sementes, entre outros;

Medidas 20 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
5.838 m de comprimento  X 2.366 m de largura X 2.374 m de altura 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 de altura  37,5 m³ 30.480 kg

 

Contêiner Flat Rack: esse contêiner tem opções de 20 e 40 pés e não possui teto ou laterais, pois é projetado para transportar grandes cargas como máquinas pesadas;

Medidas 20 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
6.038 m de comprimento X 2.210 m de largura X 2.213 m de altura 6.069 m de comprimento X 2.380 m de largura X 2.591 m de altura 34.000kg
Medidas 40 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
12.020 m de comprimento X 2.230m de largura X 11.730 m de altura  12.192 m de comprimento X 2.230 de largura X 2.591 de altura 37,57 m³ 45.000 kg

 

Contêiner Tanque: revestido de fibra de vidro ou alumínio, esse modelo é utilizado principalmente para transporte de materiais químicos e corrosivos e possui medida de 20 pés;

Medidas
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
5.717 m de comprimento X 2.267 m de largura X 2.117 m de altura 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.438 m de altura  27,4 m³ 24.000 kg

Contêiner Ventilado: parecido com o modelo Dry de 20 pés, esse contêiner serve para transportar cargas que precisem de ventilação, como cacau e cebola, por exemplo;


Medidas
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
5.900m de comprimento X 2.323 m de largura X 2.367 m de altura 6.068 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura 32,6 m³ 24.000 kg

 

Contêiner Open Top: geralmente utilizado para transporte de produtos convencionais que possuem excesso de altura que não caibam no modelo Dry Box. Possui dimensões de 20 e 40 pés;

Medidas 20 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
5.895 m de comprimento X 2.340 m de largura X 2.286 m de altura 6.059 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura 65,6 m³ 27.020 kg
Medidas 40 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
12.043 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.591 m de altura 65,6 m³ 30.820 kg

Contêiner Plataforma ou Flat Pack: semelhante ao modelo Flat Rack, o contêiner plataforma tem opções de 20 e 40 pés e não possui nem laterais nem teto, ideal para o transporte de cargas pesadas e difíceis de carregar;


Medidas 20 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
6.020 m de comprimento X 2.414 m de largura 6.058 m de comprimento X 2.438 m de largura X 0.226 m de altura 29 m³
Medidas 40 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
12.150 m de comprimento X 2.290 m de largura 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 0.628 m de altura 67 m³

Contêiner Reefer (Refrigerado): com dimensões de 20 e 40 pés, possui equipamento próprio para gerar frio, recomendado para transporte de cargas que exijam a temperatura controlada ou abaixo de zero, como peixes, carnes e frutas.

Medidas 20 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
5.444 mm de comprimento X 2.294 mm de largura X 2.276 mm de altura 6.058 m de comprimento X 2,438 m de largura X 2.591 m de altura 28,4 m³ 22.360 kg
Medidas 40 pés
Medida interna Medida externa Capacidade cúbica Capacidade máxima
11.561 mm de comprimento X 2.268 mm de largura X 2.249 mm de altura 12.192 m de comprimento X 2.438 m de largura X 2.590 m de altura 59,3 m³ 26.000 kg

Contêiner Sanfona?

Pensado para solucionar o congestionamento nos portos, o contêiner sanfona é um modelo que promete mudar o mercado de importação. Esse tipo de contêiner diminui de tamanho quando não utilizado, ficando cerca de 20% do seu tamanho normal. Assim, o transporte é otimizado, pois no espaço de um contêiner comum, caberiam ao menos 5 contêineres do modelo sanfona. O contêiner sanfona ainda é um protótipo, mas a empresa fabricante já o disponibiliza para compras, exigindo um depósito de 100 dólares por contêiner.

Contratação de contêineres e o embarque consolidado

Atenção importador: saiba que é possível realizar a contratação de meio contêiner. A Komport explica.

 

Alguns importadores escolhem dividir um contêiner em grupo, visando reduzir as despesas de importação. Esse divisão é chamada de Less Container Load (LCL) ou “carga menor que um contêiner”, em tradução livre, também conhecida como embarque consolidado.

 

Ou seja, uma empresa pode pagar apenas por um espaço do contêiner ao invés de alugá-lo por inteiro, possibilitando a redução do frete marítimo. Assim, quando não há carga suficiente para preencher um contêiner inteiro, essa é uma opção viável na hora de importar.

 

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Fale com a Komport e realize o seu processo de importação de forma segura e confiável conosco!

 

 

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