Sabemos que a Black Friday é uma das maiores datas que movimenta o comércio nacional e internacional. A Black Friday acontece sempre depois do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos, na última quinta-feira do mês de novembro.
A história que se conta sobre a Black Friday é que o termo se popularizou na cidade da Filadélfia, nos EUA, em meados da década de 50 e 60. Como o feriado de Thanksgiving sempre foi muito famoso, a cidade ficava lotada de pessoas para comemorar a data, o que abarrotava as ruas e congestionava o tráfego na cidade.
Além do feriado, sempre havia um jogo clássico de futebol americano entre dois times tradicionais da região no mesmo período. Em razão disso, o trânsito ficava caótico e os comerciantes trabalhavam mais do que de costume, se aproveitando da fila de carros para fazer promoções e atrair mais clientes, o que deu início a tradição da Black Friday.
Após ter se popularizado efetivamente no ano de 2001, a Black Friday se tornou uma das datas mais aguardadas pelos comerciantes de todo o mundo, principalmente brasileiros e norte-americanos. Tanto lojas físicas quanto virtuais de diversos setores esperam o ano inteiro pela última sexta de novembro para melhorar as vendas no período que antecede o Natal.
Mas, o que essa data tem a ver com o Comércio Exterior? Para começar, apesar da Black Friday ser comemorada somente em novembro, os importadores devem se preparar com meses de antecedência, devido ao tempo de transporte, logística e outros fatores externos que possam influenciar na operação de importação.
O trâmite do processo de importação envolve etapas diversas, desde a documentação, transporte e logística, sendo que todos esses estágios podem levar de alguns dias até alguns meses para serem efetivamente concluídos.
Por isso, se você possui interesse em importar com foco na Black Friday, é essencial que faça um planejamento antecipado com pelo menos seis a sete meses de antecedência. E o que deve ser observado ao realizar esse planejamento? A Komport te explica.
Primeiramente, faça um planejamento logístico e tributário. Depois, procure bons fornecedores internacionais, entenda quais os produtos estão em alta e possuem boas perspectivas de venda. Por exemplo, no ano de 2022, a Copa do Mundo coincidiu com a Black Friday, ambas ótimas datas comerciais, principalmente para produtos no ramo de artigos esportivos, bebidas e eletrônicos.
Além disso, é imprescindível ficar atento ao prazo de entrega dos fornecedores. Como a Black Friday possui uma data fixa em novembro, calcule as datas para importar corretamente dentro do prazo e evitar atrasos, principalmente pelo fato de que vários comerciantes também terão interesse em importar. Logo, saia na frente e minimize eventuais problemas e atrasos.
Também é importante que você pesquise bem os exportadores, analise as avaliações de outros importadores e a qualidade dos produtos que serão importados – isso também previne fraudes e golpes. Tudo isso pode ser realizado por meio do Sourcing, um serviço de busca de fornecedores internacionais, no qual é feito um mapeamento e avaliação do produto e do fornecedor. Este serviço é prestado pela importadora contratada para fornecer a assessoria no processo de importação.
Por fim, mantenha um bom estoque de acordo com a sua previsão de vendas e, se necessário, estenda a promoção pelo final de semana e até mesmo na Cyber Monday (segunda-feira cibernética), a segunda pós Black Friday.
No mais, invista em uma boa logística. Para evitar dores de cabeça desnecessárias, contrate uma assessoria competente e especializada no ramo de importação. A Komport está disponível para te ajudar a realizar todo esse planejamento.
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