Blog

Despacho e desembaraço aduaneiro: como importar de forma correta

Trabalhar com comex (comércio exterior) é conhecer termos técnicos incontáveis para garantir tributos, finanças, comércio e operação em dia no seu negócio. E dois dos termos e processos mais importantes e conhecidos são o despacho e desembaraço aduaneiro.

Você sabe qual a diferença entre os dois? No post de hoje, a equipe da Komport vai tirar suas dúvidas sobre ambos e explicar como importar de forma correta. Confira a seguir:

  1. O primeiro processo: o despacho aduaneiro

Este processo aduaneiro verifica se todos os documentos e declarações do importador em relação à mercadoria estão corretos e adequados à legislação vigente. Só com toda papelada aprovada é autorizada a entrega da mercadoria ao importador.

Ele é processado com base na Declaração de Importação (DI) ou a DUIMP (Declaração Única de Importação) no Siscomex, o Sistema Integrado de Comércio Exterior. Lá ficam armazenadas todas as atividades, acompanhamentos e controle de todas as operações do setor.

O despacho aduaneiro é efetuado em diferentes zonas e é obrigatório para toda mercadoria do exterior, com imposto de importação ou não e com título definitivo ou não. Esse despacho será feito baseado na declaração apresentada à unidade aduaneira que está responsável pela mercadoria. 

Para realizá-lo, são exigidas diversas documentações, análises e acompanhamentos. Por isso, é importante contar com um parceiro especializado como a Komport para garantir eficiência, baixo custo e melhor prazo para iniciar a operação.

E importante: a mercadoria para despacho deve obrigatoriamente estar nacionalizada, em propriedade do importador.

Legenda: o despacho e desembaraço aduaneiro são os passos mais importantes para quem deseja liberar mercadorias.

  1. O desembaraço aduaneiro

Depois da conferência de documentos do despacho aduaneiro, o desembaraço aduaneiro é iniciado. Nessa etapa, todos os processos realizados para o despacho são concluídos, conferidos e registrados. 

Ou seja, é no desembaraço aduaneiro que ocorre a liberação das mercadorias pela alfândega para a Receita Federal. Isto é: há a conclusão da conferência de dados se as mercadorias têm as mesmas especificações do que foi registrado no Siscomex. Assim, é feita a liberação da carga na alfândega. 

Como a Komport pode ajudar no despacho e desembaraço aduaneiro

Você já deve ter percebido que são procedimentos bem criteriosos e que demandam um alto conhecimento técnico e acompanhamento. Afinal, todas as etapas tanto do despacho quanto do desembaraço aduaneiro são essenciais para que as mercadorias possam ser enfim comercializadas.

Por isso, é importante que sejam feitas de maneira eficiente, rápida e sem gerar custos ou problemas de operação extra. A Komport pode ajudar sua empresa oferecendo a experiência de 16 anos de mercado com profissionais especialistas em COMEX alinhados aos órgãos anuentes e à melhor negociação dos tributos.

 

Quer saber mais e  fazer parte dos parceiros da Komport? Fale conosco.

<< Voltar
WhatsApp Fale conosco