A taxa de câmbio na importação é um dos principais influenciadores do preço final de uma mercadoria importada. Essa taxa é determinada de acordo com o regime cambial de cada país. Mas, você sabe para que ela serve? Continue lendo e saiba mais sobre esse tema.
Basicamente, a taxa de câmbio é o valor aplicado à troca de moeda entre países e será calculada a partir da moeda nacional. Essa taxa serve para converter o valor da moeda estrangeira em que a mercadoria foi adquirida para a moeda nacional do país importador. No Brasil, a taxa de câmbio é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil (BCB).
O valor do câmbio pode variar por inúmeros fatores como o dólar, por exemplo, que possui variação em sua compra e venda ou até mesmo taxas diferentes para moeda comercial e de turismo.
Ainda, há que se falar sobre a valorização da moeda de acordo com a variação da taxa de câmbio. Assim, se a moeda nacional estiver muito valorizada, o custo da importação será menor. Mas, se a moeda nacional estiver desvalorizada, o custo da importação será bem maior.
Outros fatores que podem causar a variação da taxa de câmbio são oscilações na economia global, políticas econômicas dos países, eventuais conflitos ou guerras (a exemplo de Rússia x Ucrânia em 2022), fluxos de comércio, investimentos, inflação, entre outros.
Por isso, se você deseja importar, precisa estar ciente e sempre atento às variações da taxa de câmbio de acordo com a política mundial, principalmente para fazer um bom planejamento e cálculo dos custos despendidos no processo de importação.
É o processo em que há a conversão da moeda estrangeira em uma operação de compra e venda internacional, tanto para bens ou serviços. No Brasil, quem realiza esse processo é uma instituição financeira (banco ou corretora de câmbio) autorizada pelo Banco Central, que é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o mercado cambial no país.
Esse processo de fechamento é simples, pois é necessário conferir se toda a documentação solicitada pela instituição financeira está correta e em concordância com os trâmites requeridos. Se tudo estiver correto, o fechamento ocorre de forma rápida e sem burocracias.
Como o câmbio sempre influencia na alteração de valores, é importante saber as formas de transações nas operações de Comércio Exterior.
Dito isso, o fechamento de câmbio possui três modalidades: antecipada, à vista e a prazo, e nós já temos um post completo sobre formas de pagamento no Comex que você pode conferir na íntegra acessando esse link.
A entrega da documentação exigida para a contratação de uma instituição especializada e autorizada pelo BCB é o primeiro passo para começar a operação cambial.
Dentre os documentos exigidos, estão:
Após a preparação e entrega de toda a documentação, é importante que a instituição financeira contratada saiba buscar a taxa mais benéfica para a sua operação de importação antes de efetivamente firmar o contrato cambial.
Realizada a negociação, haverá a liquidação da moeda estrangeira, quando é efetivada a transferência internacional por meio de um sistema financeiro global que envolve todas as partes envolvidas, como o contratado e a instituição financeira responsável.
Assim, finalizados esses trâmites, o fechamento de câmbio pode ocorrer, lembrando sempre de avaliar a taxa de juros em vigor e, claro, a importância de uma empresa importadora em todo o processo.
Portanto, depois de entender melhor como funciona a taxa de câmbio na importação, fique sempre atento às variações de câmbio e as mudanças internacionais, condições de mercado e economia mundial. Se precisar de ajuda para planejar sua importação de forma acessível e sem burocracias, contrate uma importadora especializada. A Komport é a solução perfeita para a sua empresa!
<< Voltar